quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Um exemplo de inclusão ...

É impressionante como muitas vezes somos surpreendidos, até mesmo por aquilo que seria apenas um "compromisso acadêmico ou profissional" ... quando estamos com os olhos abertos e despidos dos pré-conceitos, um simples momento se apresenta de forma agradabilíssima e marcante!

Este último final de semana, tive o prazer de conhecer a Pastoral da Inclusão do Santuário Santa Terezinha em Taboão da Serra - SP, que numa grata surpresa, descobri exercer a inclusão da forma mais legítima que entendo determinar a lei. A participação ativa dessas pessoas durante a missa, em datas especiais através de encenações teatrais, em encontros, catequese, além de curso de libras (que deve ser retomado no próximo semestre - se alguém estiver interessado!). Este espaço é um grande diferencial das limitações sociais que encontramos por aí, onde a inclusão está apenas no papel, desconhecida pela maioria e mal interpretada por muitos dos poucos que a conhece ... anos-luz de se tornar uma realidade.


Sinceros agradecimentos ao Damião, Erico e demais pessoas que me acolheram e foram tão prestativas e atenciosas com esta estrangeira em seu ninho ...


E para finalizar, fica meu lamento por ser mínimo o número de espaços que propiciam a inclusão de forma plena e real, oferecendo de fato, as mesmas oportunidades a todos, independente da diversidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário