quinta-feira, 15 de maio de 2014

Linda Camila ... se poesia é sentimento, dor também é poesia ...



 Vou tentar responder a pergunta que têm me feito e faz com que eu reviva esses últimos 60 dias.
O que aconteceu com minha filha Camila Fitoussi ???
Em 16 de março último consegui convencê-la a procurar um Pronto Socorro pois a meses vinha com cansaço intenso, dores forte no peito e cabeça. Começou nossa maratona. De 16 de março a 29 de abril passou por 3 hospitais, 2 internações, uma bateria de remédios e exames na busca de diagnósticos como tuberculose, pneumonia atípica, coqueluche, doença epidemiológica e afins. A cada dia sua situação agravava mais, e aos poucos as dores foram aumentando impossibilitando que ela conseguisse falar, comer ou caminhar direito. Os fazia, mas lentamente. As drogas foram aumentando dia a dia, e as doses de morfina não estavam resolvendo mais. No dia 29/04 foi diagnosticado câncer que havia atingido pulmão e um olho. 


Os médicos tem uma preconceito ao achar que uma jovem de 19 anos pode ter câncer, e relutaram esse diagnóstico até o último momento. Sofreu um derrame pleural após uma tomografia que encontrou um tumor no rim. Dia 1º de maio foi transferida para o ICESP - Instituto do Câncer, para iniciar tratamento, mas foi diagnosticado um derrame no pericárdio (membrana que envolve o coração) onde, ou fazia a cirurgia ou podia ter uma parada cardíaca. Foi para a cirurgia na esperança de que voltaria e que se trataria. Não acordou mais. Ficou sedada e em coma induzido até o dia de ontem (13/05) onde após a falência do rim e a tentativa de hemodiálise, não resistiu mais. Passei todo esse período pedindo saúde e recuperação para minha filha. E ela lutou bravamente todos esses dias.

Na madrugada de seu falecimento, fiquei me perguntando se pedir saúde pra ela, estava sendo por ela ou por mim. Depois de 4 paradas cardíacas que não se sabia quais sequelas deixariam, vários tumores que nem tinham conseguido começar a tratar, me perguntei como seria a vida dela se sobrevivesse a tudo isso. Lembrei que ela me disse que essa história era dela, que nem tudo era culpa minha, e que isso era ela quem tinha que passar. Percebi que somos instrumentos para nossos filhos, e nosso desafio é dar a eles orientações e oportunidades para uma vida o mais feliz e possível, embora as escolhas sejam deles. Percebi ainda que é muita prepotência querer ser mais que o Criador tentando evitar a morte pois esse poder não está em nossas mãos. Se nossa vida não nos pertence, que dirá a do outro? Me dei conta que não posso me revoltar com Deus, pois essa história foi dela. Por mais que eu a ame, que seu sorriso me preenchesse, que sua palhaçada alegrasse meus dias, e que nossas brigas me ensinasse a ser uma pessoa melhor, eu não podia viver isso por ela. E ela fez questão de dizer isso a mim para que eu não sofresse e me tranquilizasse. Lidar com nossa finitude é muito dificil, mas isso é inevitável para todos. Ao Eterno Criador, eu agradeço o privilégio de ter sido mãe dessa pessoa tão especial, que me ensinou tanto, e que sei ter alegrado a vida de tanta gente. Amava todos seus amigos, e sei o nome de muitos deles, e sinto que também foi muito amada. Vou lamentar? Não! Vou agradecer, pois ter um ser que nunca reclamava de nada, que conseguia sorrir em meio as maiores dificuldades da vida, foi um privilégio, mesmo que por poucos 19 anos. Que o Eterno Pai me dê sabedoria para ter aprendido com essa vida que passou por mim tudo aquilo que ela tinha de bom. Não tinha defeitos? Claro que sim. Mas eu a amo do jeitinho que ela foi e eternamente será para mim. A saudade será eterna, e esse vazio nunca será preenchido. O espaço dela em minha vida, é só dela.
- Anna -

7 comentários:

  1. Perfeito...sempre amada e querida!! Fará uma falta imensa, mas foi dessa pra melhor, todos sentiremos sua falta, uma pessoa maravilhosa, de muita cultura, sempre sorridente, um sorriso que contagiava! Mas levante o rosto, dê um sorriso, e nunca se esqueça que ela só fazia as coisas certas para seguir a vida de uma maneira correta e honesta! E vc tem um filho que faz o msm, rico em cultura, inteligente e esforçado, e sempre estará contigo! Vc nunca estará sozinha!!!
    Beijão Anna
    Kawey

    ResponderExcluir
  2. Meu lindo Kaw, está certíssimo. Eu nunca estarei sozinha, pois sempre amei e amo essas duas criaturinhas com toda a imensidão da minha alma. Eles são especiais e com eles nunca estou só. Nunca e deixaram só, e os lugares que ocupam em minha vida são insubstituíveis. Bj meu lindo. A tia ama vc.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que ser MÃE não é só saber que tal matéria sera gerado em seu ventre, que cresceste sobe seus cuidados. Ser MÃE é receber um presente de DEUS, ao qual ira aconselhar até que ele tenha que voltar as mãos do criador. Anna, que deus te proteja e te de toda a força para superar. de seu professor e amigo .

    ResponderExcluir
  4. Meu deus a senhora e uma mulher virtuosa , Quer deus te de força , Que ele encha seu coração de alegria , agora seu anjinho esta no luga melhor com o nosso deus , não conhecia sua filha mais teria o prazer em conhecer , Olha o choro pode dura uma noite mais alegria vem pelo amanhecer , a senhora e uma grande mulher de deus , entrega tudo na mão dele , sempre pense ele esta contigo , a senhora ganho um anjo de deus , depois a senhora deu a ele o que era dele , nunca esqueça seu anjinho foi uma grande e verdadeira guerreira ate o fim , fica com deus meu anjo

    ResponderExcluir
  5. Com certeza a ca nos fara muita mas muita falta, porem ela cumpriu sua missao aqui na terra, e agra esta brilhando la de cima ... P sempre amigas nos vamos ser e mesmo em meio a fortes tempestades.. Jamais iremos nos separar amigas vamos ser... P sempre amigas vamos ser <3

    ResponderExcluir